Translate

8 de set. de 2021

Setembro - Mês Amarelo


O mês de setembro agora é dedicado a PREVENÇÃO AO SUICÍDIO. Teve início no Brasil em 2015.

 

Esse é um tema muito delicado e muitas pessoas evitam falar sobre. Quando acontece além de um choque ainda existem muito tabu envolvendo o que leva alguém a fazer isso, e até constrangimento por parte de familiares de falar sobre o assunto. Principalmente as falsidades e mentiras que levam muitos a crer que pessoas que cometeram suicídio serão banidas para o inferno. Não devemos nunca julgar uma pessoa que cometeu o ato de suicídio, como não devemos julgar a família. Devemos dar apoio a família que passou pela perda do ente querido.

  Acredito que esse mês seja uma boa oportunidade de falarmos sobre o assunto. A igreja tem vários recursos que nos ajuda. A DEPRESSÃO ainda é um assunto difícil de entender pra muitas pessoas.

 Essa semana mesmo uma pessoa comentou sobre alguém que eu sei que sofre de depressão e não parece ter, e é isso, a depressão ela nem sempre é levada a sério. Acredito que ajuda do Bispo e de um médico qualificado são essenciais nesse processo de cura. 

  Quando eu era adolescente tive pensamentos diversas vezes em meio a problemas de tirar minha própria vida. Poucas pessoas souberam ou sabem disso, no extremo da dor emocional que eu tinha eu expressava grande angústia por estar aqui na terra, mas tive apoio de pessoas sem nenhum tipo de qualificação somente paciência mesmo de me ouvir, me deixar chorar, me deixar expressar e aquele sentimento ia embora. 

Com conhecimento do Plano de Salvação, do evangelho, e com o meu testemunho passei a ter uma postura diferente no meio ao meu caos emocional e trabalhei a minha mente, sempre que vinha o sentimento de falar ou pensar sobre tirar minha vida, ou sobre minha insatisfação de estar aqui na terra eu pensava na grande oportunidade de estar aqui. E resumindo foi isso. Fui assumindo o controle do que eu pensava. Mas cada um tem seu processo, se você sofre com isso, procure ajuda do seu Bispo, ele pode te ajudar e também junto com você procurar um bom profissional, alguém qualificado. Hoje tenho outras lutas emocionais mas sobre esse tema especificamente não tenho mais inclinações a isso, pelo contrário! Então eu achei interessante termos um mês pra procurar saber mais sobre o assunto.

Na minha família aconteceu um caso, não preciso citar quem se foi, mas era uma pessoa de idade e foi um choque pra todos. Então não tem idade pra uma pessoa se sentir depressiva, ou uma condição específica pra que isso aconteça. O que devemos é trabalhar pra que isso não aconteça.

Separei alguns links para acessarem e caso queiram abordar o assunto numa noite familiar ou atividade saibam aonde encontrar:

Vídeos

Escolha Ficar

Entender o Suicídio  (O Élder Dale G. Renlund convida os membros a se mobilizarem para prevenir o suicídio e reagir à perda)
Falar sobre o Suicídio

Aos Pais que Perderam um filho

O Sofrimento após um suicídio

Encontrar consolo após um Suicídio

PREVENIR O SUICÍDIO

Sentado no Banco: Pensamentos
"
Pensamentos suicidas são reais e muitas vezes começam quando uma pessoa sente que o mundo seria melhor sem elas. Às vezes, a mais poderosa ferramenta para ajudar alguém é simplesmente estender a mão com amizade e palavras de amor e de incentivo."

No Aplicativo Biblioteca do Evangelho, tem uma parte só sobre esse tema. 

Então lá no Applicativo> BIBLIOTECA DO EVANGELHO>  AJUDA PARA VIDA > SUICÍDIO


Tem muitos recursos sobre o tema.



Eu gostei também dessa mensagem aqui Liahona 
                            Outubro 2016 > Sinais de Alerta 
Essa aqui de 2017 > Como dar apoio às pessoas no caminho da cura
                                                                     2018> Sinais de Alerta


     Já pra quem quiser fazer alguma lembrancinha com o tema de PREVENÇÃO eu encontrei um arquivo gratuito lindo. Neste site aqui: IlustraCin.com.br
           


O Arquivo é grátis. Só entrar no site dela.
( O arquivo não pode ser compartilhado, precisa ser baixado de lá)
Só acessar o Link que eu coloquei. 


Então é isso! 
Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Volte sempre!!!