Translate

26 de dez. de 2012

Tribo Perdida de Israel?!

Tribo Bnei Menashe, que diz ser uma das dez tribos israelenses que teriam se perdido há mais de dois mil anos.

A comunidade dos Bnei Menashe alegam ser descendentes da Tribo de Menashe,uma das dez tribos perdidas de Israel. Eles alegam terem sido expulsos de Israel para a Índia no século VIII A.C..e 
enviados  para o exílio pelo Império Assírio, há mais de 27 séculos. Eles vivem nos estados do norte da Índia. Seus antepassados ​​vagavam pela Ásia Central e no Extremo Oriente há séculos, antes de se estabelecer no cruzamento da Índia, entre a Birmânia e Bangladesh. Ao longo de seu exílio, o Bnei Menashe no entanto continuaram a praticar o judaísmo como seus ancestrais, incluindo a observação do Shabat, comida kosher, comemorando os feriados e tentando proteger as tradições da família.

Nos últimos anos, a Índia 1,7 mil judeus retornaram a Jerusalém com apenas 450 em 2010. Eles ainda são 7300 na Índia sonho de retornar a "Sião"..

De acordo com os relatos transmitidos por sua tradição oral, a tribo diz que nos últimos dois milênios passou pela Pérsia (atual Irã), Afeganistão, Tibete, China e Índia, onde acabou se fixando nos estados de Manipur e Mizoram, no nordeste do país.


Reconhecimento

Em março de 2005, após anos de investigações, o rabino-chefe Shlomo Amar reconheceu as demandas dos Bnei Menashe oficializando-os como uma das tribos perdidas de Israel.
O anúncio levou a uma onda de imigração para a 'terra prometida', onde os membros da tribo foram convertidos ao judaísmo ortodoxo pouco depois da chegada.
O fluxo se interrompeu em 2007, quando o governo decidiu suspender a política de conceder vistos a esse grupo.
Agora, com a revisão desta suspensão, acredita-se que todos os integrantes da tribo que ainda estão na Índia imigrem para Israel.
Mas há quem critique a decisão. Para os que se opõem, as ligações da tribo com o judaísmo não têm base histórica. Eles acusam os Bnei Menashe de querer fugir da pobreza na Índia.
  Eu acho possível sim que eles sejam descendentes de uma das tribos, mas não existe prova escriturística que nos mostrem que eles realmente sejam, mas ainda assim faz muito sentido.E é interessante ver uma sombra de possibilidade.
Se eles estiverem fugindo ou não da pobreza e usando isso como uma desculpa não quer dizer também que não seja verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Volte sempre!!!